Segurança em Condomínios e Empresas
Você está seguro? O Seu negócio está seguro? E sua família, estão seguros?
Estas são perguntas que nós fazemos mesmo de maneira inconsciente, isso porque a segurança da família, do corpo, da propriedade e dos recursos está em segundo lugar no ranking de prioridade da pirâmide das necessidades de Maslow.
Mas o que é segurança? Por que devemos compreender?
Veja a o que o dicionário diz:
-
1.ação ou efeito de tornar(-se) seguro; estabilidade, firmeza.
-
2.estado, qualidade ou condição de quem ou do que está livre de perigos, incertezas, assegurado de danos e riscos eventuais; situação em que nada há a temer.
-
3.condição ou caráter do que é firme, seguro, sólido, ou daquele com quem se pode contar ou em quem se pode confiar.“esse rapaz não inspira s.”
-
4.conjunto de processos, de medidas que asseguram o sucesso de um empreendimento, do funcionamento ou da execução de algo.“a s. foi reforçada na empresa”
-
5.garantia, fiança, caução.“suas economias são sua s. para o futuro”
-
6.certeza, convicção.“respondeu com s. às perguntas da banca examinadora”
-
7.força ou firmeza nos movimentos.“o bebê já caminha com s.”
-
8.firmeza de ânimo; resolução, autoconfiança.“demonstra muita s. ao falar”
-
9.dispositivo para evitar perigo, acidentes, danos, perda.
-
10.substantivo de dois gênerosindivíduo encarregado da segurança pessoal de alguém, de uma empresa etc.
Segurança é a percepção de uma determinada informação fundamentada inconscientemente pelo instinto de sobrevivência, e se manifesta através de uma sensação de preservação ou autopreservação. Tão importante quanto saber a melhor definição é entender que a segurança precisa estar associada a uma informação para existir.
Em outras palavras, para a sensação de segurança existir tem que haver informação ou desinformação, sendo assim, todo procedimento de segurança precisa ser desenvolvido em torno de controlar os possíveis efeitos causados pela informação disponível a todos os tipos de pessoas, boas ou más.
Como assim informação disponível?
Toda informação obtida de um lugar facilmente, seja através da observação, pesquisas, diligências ou até do reconhecimento do modus operandi, é chamado de informação disponível. Trabalhar essa informação é um princípio básico que toda equipe de segurança deve ter em mente quando for desenvolver qualquer projeto de segurança, afinal de contas…
O lugar mais seguro do mundo é aquele que ninguém conhece!
Gabriel E. Sasseron
Empresário, Sargento da reserva do Exército Brasileiro, atuou 7 anos nas Operações Especiais em missões de Alto Risco.
A Sensação de Segurança é o termômetro da decisão humana
Gabriel Elias Sasseron